Comparar apartamentos

Comparação

Não foram encontrados apartamentos para comparar.

Image Alt

ABC Apartamentos

  /  Finanças   /  Como se preparar para o financiamento imobiliário?

Como se preparar para o financiamento imobiliário?

Confira dicas de especialistas para não quer ser pego de surpresa ao comprar um imóvel

Uma das dúvidas mais frequentes de quem está prestes a comprar um imóvel não está na aquisição propriamente dita, e sim, em relação ao financiamento imobiliário. A conquista da aprovação de crédito junto à instituição financeira é uma das preocupações que atormentam os futuros proprietários, mas que pode ser facilmente alcançada se o cliente já estiver por dentro de sua situação financeira e saber se a nova compra caberá no atual orçamento. A correspondente bancária Sandra Dias, da Doc Gestão de Documentos, de Joinville, sugere algumas dicas para garantir a aprovação do crédito de forma mais facilitada.

 

Avaliação é fundamental

Para Sandra, é importante que o cliente busque uma avaliação com entrevista de um profissional, não ficando apenas refém das informações oferecidas por simuladores disponíveis nos portais dos bancos. Em uma conversa, o correspondente pode identificar detalhes que farão toda a diferença em relação a taxas de juros e limites de financiamento de acordo com cada caso.

Essa avaliação trará mais segurança para o cliente fazer negócio, assim como para a construtora – justifica.

Atenção para a documentação

Para o financiamento, é preciso ter em mãos documentos básicos (RG, CPF, certidão de casamento, comprovante de residência, Carteira de Trabalho), além dos três últimos holerites (para os empregados registrados) ou a última declaração de Imposto de Renda (para os autônomos ou proprietários de empresas). Nesta segunda opção de comprovação de renda, é fundamental estar com a declaração de IR em dia. Se o cliente pretende usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), também é preciso um extrato atualizado.

 

Financiamento para imóveis na planta

No caso da compra de imóveis na planta, como o cliente só poderá concretizar o financiamento após a conclusão da obra, a avaliação de crédito inicial também é importante. É nesta etapa que o correspondente poderá identificar possíveis regularizações a serem feitas para a liberação do crédito. O cliente terá tempo hábil para abrir conta na agência bancária escolhida e para seguir as orientações do correspondente que poderão facilitar a aprovação.

Sandra também alerta sobre a necessidade de se estar ciente de que a avaliação tem validade de 6 meses. Após este período, o cliente deverá passar novamente pelo processo junto ao correspondente.

Isso porque podem acontecer mudanças nas regras estabelecidas pelo Governo e agência ou na própria situação econômica da pessoa – explica.

Uma forma de se precaver quanto a possíveis “nãos” é calcular se o financiamento impactaria em mais de 30% da renda familiar. Caso ultrapasse essa porcentagem – considerada limite pelas agências bancárias – o cliente poderá buscar junto à construtora formas alternativas de diminuir o valor a ser financiado.

 

Quer saber mais sobre crédito imobiliário? Converse com um dos nossos consultores para entender quais são os próximos passos para adquirir o seu imóvel.

You don't have permission to register
Facebook Instagram Pinterest Twitter
Precisa de ajuda?
Converse Conosco